.

Notícias

País teve redução de 40% no número de mamografias de rastreamento para diagnóstico do câncer de mama

Mais prevalente na população feminina, excetuando-se o câncer de pele não-melanoma, o câncer de mama é o tipo com maior mortalidade. No Brasil, são esperados cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama a cada ano. Medidas que identifiquem sinais precoces da doença, representam a principal ferramenta para conter sua evolução, uma vez que formas de prevenção primária eficazes ainda não estão estabelecidas, por se tratar de doença cuja origem é multifatorial: genética, hormonal e relacionados a hábitos de vida.

Com a pandemia em curso, a partir daí, definiu-se uma política de restrição e isolamento da população, até então, como única medida conhecida capaz de conter a disseminação da doença. Com isso, a orientação foi a de que houvesse priorização no atendimento de urgências e emergências pelo setor de saúde, em detrimento do atendimento ambulatorial (consultas de rotina) e de exames de rotina.

Houve uma significativa redução na realização de exames de mamografia a partir de março de 2020, e que acabou se estendendo até o final do ano passado. Dados levantados pelo Sistema de Informática do SUS (DATASUS), responsável pelo controle desse exame realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), demonstraram uma redução de cerca de 40% no número de exames realizados em pacientes assintomáticas (mamografias de rastreamento) em 2020 em relação ao ano de 2019, enquanto em pacientes sintomáticas, ou seja, com alguma queixa clínica relativa às mamas, a redução foi em torno de 20% nesse mesmo ano.

Esses dados oficiais publicados pelo DATASUS se referem apenas às mulheres que buscaram atendimento na rede pública. Porém, essa redução na realização de mamografias também ocorreu na rede privada. A queda na busca de exames de mamografia de rastreamento do câncer de mama pela população geral deve refletir no aumento de demanda de exames para os próximos anos, além de aumento na incidência da doença, refletindo o somatório dos casos previstos para este ano com aqueles que ficaram sem diagnóstico no período da pandemia.

Ao fornecer dados pessoais à InterCTI : Vendas . Assistência Técnica . Locação, você reconhece que leu e entendeu os Termos e Condições de Uso e a nossa Política de Privacidade. Ao utilizar os nossos serviços e/ou navegar em nosso site, entendemos que concorda com todos os termos.